32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Curso de Artesanato em Fibras Naturais Flexíveis é realizado no CRAS

Curso de Artesanato em Rio Novo

Entre os dias 19 e 23 de março foi realizado no CRAS de Rio Novo o Curso de Artesanato em Fibras Naturais Flexíveis. Uma parceria entre o CRAS, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Novo, que é mais uma programação que visa a criação de novas oportunidades de emprego e renda, promovendo ainda a auto estima e autonomia financeira dos rio novenses.

O curso foi totalmente gratuito, teve duração de 40 horas e contou com a participação de 12 alunos, que receberam o certificado  que vem com selo ISO 9001 de qualidade de aprendizagem.

João da Mata, instrutor do SENAR que ministrou o curso, contou um pouco sobre o projeto e atividades desenvolvidas durante esses dias de aprendizagem: “O curso tem a finalidade de capacitar pessoas, reaproveitando os recursos que o campo tem a oferecer. Trabalhamos com fibras de bananeira, taboa e palha de milho  na produção de matéria-prima para artesanato. Assim, desenvolvemos peças fixas, removíveis e livres, utilizando tramas, tranças e fios.”, explica o instrutor.

Em um clima de descontração e de amizade com os aprendizes, João explica, corrige as atividades e incentiva cada um nas suas produções ressaltando que o mais importante neste início, não é a beleza das peças e sim o bem-estar e liberdade do grupo durante o processo de aprendizagem. “Muitas pessoas que nunca trabalharam ou fizeram curso na área de artesanato se descobrem aqui, descobrem que são capazes e saem orgulhosas de si mesmas. Durante o curso, buscamos que as pessoas sintam-se à vontade para produzir, fazendo com que elas enxerguem o quanto são valorosas. Todos são capazes de aprender e produzir coisas incríveis.” Ele também destaca que o curso é uma excelente oportunidade para descobrir talentos e se qualificar para o mercado de trabalho: “ Conheço pessoas que concluíram o curso, seguiram com os trabalhos, e em pouco tempo conseguiram construir uma fonte de renda só com o artesanato.”

Contando com essa e outras parcerias, o CRAS vem se preparando para oferecer mais cursos para a população.

Para informações sobre cursos e demais atividades do CRAS, entre em contato pelo telefone 3274-2503.

Curso de Artesanato em Fibras Naturais Flexíveis é realizado no CRAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 7 =

Rolar para o topo