32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Castramóvel em Rio Novo

Rio Novo recebeu nos dias 17, 18 e 19 de agosto o castramóvel. Através de parceria entre as iniciativas públicas, privadas e ONGs municipais, foi possível realizar a esterilização de 217 animais, entre cães e gatos, contados 30 de rua.
A OSC — AJUDA – Aliança Juizforana pela defesa dos animais, empresa conveniada através do termo de cooperação 001/2021 realizou os procedimentos no espaço cedido pelo Prainha Futebol Clube.


Entre as obrigações do município com o projeto figuram contrapartidas financeiras, valor de R$1.000,00 para deslocamentos dos veículos da OSC até Rio Novo, para os animais de rua, o fornecimento de colares elizabetanos, medicamentos, ração e atendimento emergencial.


O cadastramento prévio dos animais foi realizado por voluntários rio-novenses, que também se organizam nos cuidados com os bichinhos de rua durante o pós-operatório.


O controle populacional de animais, principalmente os chamados “de rua” é de grande importância para saúde pública, regulamentado pela Lei 13.426/17.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, cerca de 44,3% dos domicílios do Brasil possuíam pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. A Região Sul apresentou a maior proporção (58,6%). A população de cachorros nas casas brasileiras foi estimada em 52,2 milhões, o que indicou uma média de 1,8 por moradia. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios do país tinham pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de casas. A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 exemplar por domicílio.
“A interação entre seres humanos e animais requer o desenvolvimento de atitudes conscientes para serem mantidos os equilíbrios biológico, social e ambiental entre as diversas espécies. ” – Governo de São Paulo
Campanhas de conscientização e mobilização para o controle populacional de cães e gatos continuarão em andamento no município de Rio Novo.

Castramóvel em Rio Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 9 =

Rolar para o topo