32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Educação – Intercâmbio Cultural, Franscica e XXVIII

Colégio XXVIII / UFJF

Educação de Rio Novo promovendo novas experiências de vida; assim podemos definir o Intercâmbio Literário que aconteceu entre a Escola Municipal Francisca de Gomide Araújo Simões e o Colégio de aplicação João XXIII/UFJF.

Os alunos juizforanos estiveram na escola rionovense durante a edição da FliMinas 2018, o projeto, coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa do João XXIII, Lauriana Paiva Guttierrrez e Liliane Mendes, tem o objetivo de estimular o hábito da leitura e o de criação literária. “Queremos estimular a formação e a participação do público leitor nas discussões literárias. Estamos trabalhando para que os alunos tenham contato com diferentes obras e escritores. Incentivar a leitura em todas as suas possibilidades e atividades lúdicas é o nosso foco”, explica Lauriana.

Uma das metas do intercâmbio, segundo Liliane, é garantir o letramento literário – a capacidade que a criança tem de se apropriar da escrita com uma função social. “Desejamos que os alunos apropriem da literatura como uma prática usual de leitura e também de produção. Escutar histórias, visitar estandes de livros e fazer uma oficina a partir de um livro de literatura cumpre a proposta de imersão literária”.

A secretária municipal de educação de Rio Novo, Luciana Borges, destacou que tanto o Intercâmbio Literário quanto a Fliminas incentivam a promoção da cultura e da educação. “Essa troca de experiência é fundamental para as crianças ampliarem seu conhecimento de mundo. É um dever nosso promover atividades que estimulem o saber na literatura e nas mais diversas áreas”.

Já na quinta-feira (04/10), foi a vez dos alunos da Escola Francisca visitarem o Colégio João XXIII/UFJF, aproximadamente 90 alunos foram recebidos com muito carinho e participaram de várias atividades na vizinha Juiz de Fora, além da visita ao XXVIII as crianças passaram por alguns pontos turísticos do vizinho município. Confira no vídeo um pouquinho desse dia mágico para os pequenos.

Educação – Intercâmbio Cultural, Franscica e XXVIII

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Rolar para o topo