Encontro de Produtores Rurais de Rio Novo

A prefeitura de Rio Novo em parceria com a EMATER/MG realizou no dia 22 de setembro o I Encontro de Produtores Rurais e premiação do 7º Torneio Leiteiro a nível de propriedades. A programação aconteceu no Hotel Fazenda Santa Felicidad, contando com presença de produtores rurais, autoridades municipais e representantes de instituições privadas.

O prefeito Ormeu Rabello falou do empenho do governo municipal para dar total suporte ao meio rural, diversas ações vem sendo executadas desde os primeiros dias de trabalho da atual administração.

A noite foi marcada também pela implantação do S.I.M (Serviço de Inspeção Municipal), que passa funcionar agora em Rio Novo, o órgão é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, com isso a produção rio-novense ganha mais credibilidade em outras cidades da região.

Ormeu Rabello, prefeito municipal, fala a respeito da criação da Lei que deu origem a implantação do S.I.M. em Rio Novo.

Ormeu registrou a presença do autor da Lei 727/1999 que instituiu a criação do Serviço de Inspeção Municipal em Rio Novo,  Maximiano José Lamas Dias, o projeto de Lei recebeu ainda as assinaturas de Ormeu Rabello Filho e Hamilton Último Nogueira, todos vereadores na época.

Patrícia, técnica da EMATER/MG fala da importância da valorização do meio rural e seus benefícios para Rio Novo.

A programação da noite terminou com a reativação e posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rio Novo – CMDRS, que tem por finalidade as seguintes diretrizes:

• Promover o desenvolvimento rural sustentável do município, assegurando a participação das comunidades rurais na discussão e elaboração do plano municipal, de forma a que este contemple ações de apoio  à produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, oferta, distribuição e consumo de alimentos no município;
  • Fortalecimento do associativismo entre os agricultores familiares, buscando a sua promoção social, a geração de ocupações produtivas e a elevação de renda no setor;
  • Formulação e a proposição de políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento rural sustentável;
  • Inclusão de recursos anuais necessários no Orçamento Municipal, para execução dos objetivos e ações do Plano Municipal, o qual deve ser acompanhado e avaliado pelo Conselho;
  • Identificação das necessidades de Crédito Rural e de Assistência Técnica para os agricultores familiares e articulação com os agentes financeiros, para solucionar dificuldades na concessão de financiamentos à agricultura familiar;

Produtores inscritos 7º Torneio Leiteiro a nível de propriedade Rural de Rio Novo:

Elmo Inácio Carneiro

Dionísio Da Dalt Netto,

Victor de Gouvêa Valle

Júnior de Souza Ferreira,

Jair Dutra de Barros

Gabriel Brito Ramos,

João Carlos de Gouvêa Valle

José Ayrton Ramos,

Sebastião Carlos Varotto

Joaquim Urias de Oliveira.

A seguir a composição do CMDRS de Rio Novo

Membros representantes de Órgãos do Poder Público e de    Entidades da Sociedade Civil Organizada

Poder Executivo:

Sindicato Rural de Rio Novo

Membro Titular: Daniel Geraldo Dias

Membro Suplente: Adriano Vieira Colombo

Representantes dos agricultores familiares e trabalhadores Assalariados rurais

Associação dos Pequenos Produtores Rurais

Representantes das Comunidades Calixto, Córrego dos Anjos e Córrego de Sant’Ana

Membro Titular:  Eduardo Luiz Xavier de Miranda

Membro Suplente:  Iara Matias Delmílio

Ormeu Rabello, prefeito municipal, ao lado dos produtores participantes do 7º Torneio Leiteiro a nível de propriedade.
Ormeu Rabello, prefeito municipal, acompanhando dos membros do CMDRS.
Encontro de Produtores Rurais de Rio Novo