32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Educação – Crianças cultivam hortaliças no Cantinho Feliz

Um trabalho educacional com os alunos da Escola Municipal Cantinho Feliz tem despertado os pequeninos para a prática de alimentação saudável. No colégio há agora uma pequena horta cultivada pelos próprios alunos, em que são realizadas atividades que promovem a interatividade e o cultivo de legumes e verduras.

O projeto “Cantinho da horta” foi desenvolvido pela professora Míriam Neves (Tia Minan), com o objetivo de transmitir aos alunos a importância de se alimentar de forma saudável e valorizar os processos da prática de cultivo de hortaliças (plantar, cuidar, colher e consumir).

A ideia surgiu a partir do livro “Lobinho-guará”, de autoria da professora, em que a história fala de modificação alimentar e estimula o interesse dos pequenos por alimentos que vem da terra.

Em um espaço do parquinho da escola, foi implantada uma horta em canteiro e também foi desenvolvida uma horta suspensa com garrafas pet, onde são cultivadas diversas folhas, frutos, flores e ervas. Hoje já se pode encontrar pimentão, alecrim, couve, berinjela, repolho, alfaces, jiló, tomate, almeirão, couve-flor, cebolinha, salsa, etc.

As mudinhas de hortaliças foram levadas pelos próprios alunos que acompanharam e puderam ajudar em todos os processos de construção da horta. Com supervisão dos professores, todas as turmas fazem visitação ao local e participam de atividades de colheita e manutenção das hortaliças. É uma forma de oferecer às crianças uma interação com o meio ambiente, favorecendo um futuro melhor para o planeta, incentivando o consumo de frutas e vegetais desde cedo.

O projeto engloba a educação ambiental e a conscientização de uma alimentação saudável, mostrando aos alunos a importância de plantar e cultivar. Na semana da alimentação saudável, que acontece em março, são feitas contação e dramatização de histórias, brincadeiras e oficinas em torno do assunto.

Hortaliças no Cantinho Feliz
Alunos e professoras exibem a “feira” do dia.
Educação – Crianças cultivam hortaliças no Cantinho Feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dezessete =

Rolar para o topo