Plano de Ação Emergencial (PAE) do município é apresentado.

No último dia 23 de julho, aconteceu no Espaço Cultural Professora Maria Pinto a apresentação e entrega do Plano de Ação de Emergência (PAE) elaborado pela empresa Geometrisa, onde estiveram presentes técnicos responsáveis pela elaboração do plano, representante do departamento de Defesa Civil, Ronnan Jannuzi e do departamento de Obras, José Luiz Rabite. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos relacionados ao Plano de Ação de Emergência de barragens, atendendo os requisitos da Lei Federal 12.334/2010 e a Resolução Normativa nº 696 da ANEEL, de 15 de dezembro de 2015. Com base nesta normativa, foi desenvolvido o PAE para a barragem da PCH Anna Maria, de Santos Dumont.

O documento serve de suporte para a elaboração dos planos de contingência municipais, vasto material de ações a serem tomadas em casos de emergência, nas quais os municípios vão ter o prazo de um ano para sua elaboração. O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento formal elaborado para definir os procedimentos de resposta a situações emergenciais que ameacem as estruturas da barragem da PCH Anna Maria, ou decorrentes de sua ruptura, sendo válido somente para essa usina. Estabelece ainda procedimentos gerais técnicos e administrativos a serem adotados nessas situações, com a finalidade de mitigar o efeito provocado por onda de cheia, seja por decorrência induzidas ou pela onda provocada por eventual ruptura da barragem.

De forma clara e objetiva, atribuições e responsabilidades também estão descritas no plano, sendo utilizado quando uma emergência tem o potencial de afetar os empregados, os bens da instalação, a produção e a população, garantindo resposta rápida e eficaz a estas situações. Segundo estudos de rompimento para a PCH Anna Maria, localizada a cerca de 51 km do município de Rio Novo, após o seu rompimento a mancha levaria até 15 minutos para chegar à cidade. O levantamento identificou ainda que o município possui 1.266 edificações e seis pontes.

Apresentação PAE Rio Novo
Técnicos apresentam Plano de Ação de Emergência (PAE) elaborado pela empresa Geometrisa
Plano de Ação Emergencial (PAE) do município é apresentado.