Qualidade da Água – Resultado análise Programa Vigiágua

Resultado Programa Vigiágua em Rio Novo

O setor de Epidemiologia Municipal divulga o resultado de análises coletadas no mês de dezembro de 2019 para o programa VIGIÁGUA

Pontos de coleta:

Ponto da COPASA no bairro Vila França – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Casa Lar – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Ponto da COPASA rua Sr. dos Passos – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Rodoviária – SATISFATÓRIO para consumo humano;

PSF III – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Prefeitura – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Praça de Esportes – SATISFATÓRIO para consumo humano;

CRAS – SATISFATÓRIO para consumo humano;

Ponto da COPASA Av Governador Valadares – SATISFATÓRIO para consumo humano;

CAPS – SATISFATÓRIO para consumo humano;

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) visa garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil. Todo mês os agentes epidemiológicos efetuam a coleta de amostras de água em 5 pontos cadastrados no sistema, que são selecionados de forma variada para que a GRS faça a análise.

➡️ Orientações:

Para os locais que apresentaram resultado insatisfatório é indispensável que se faça o tratamento da água para consumo!

Vale lembrar que os resultados das análises sofrem variações constantes, principalmente os de fontes como minas e bicas. Por isso, mesmo que as amostras desses locais apresentam resultado satisfatório e mesmo que a água aparente estar limpa, a recomendação do departamento de Epidemiologia é de não consumir água dessas fontes sem antes tratá-la.

Como fazer o tratamento caseiro da água?

Use filtros de água e também o hipoclorito de sódio da seguinte forma:

Pingue de 2 a 4 gotas da solução para cada 1 litro de água e espere 30 minutos para o consumo.

O hipoclorito de sódio é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde e no setor de Epidemiologia do município.

Qualidade da Água – Resultado análise Programa Vigiágua