32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Turismo – Planejamento Estratégico Regional de Turismo é concluído

Representantes dos municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, finalizam em Rio Novo o Planejamento Estratégico Regional de Turismo.

Nos dias 14 e 28 de junho, Rio Novo sediou as últimas fases de encontros dos representantes de municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas (CTCVM), para a elaboração e atualização do Planejamento Estratégico Regional de Turismo 2018-2022.

As cidades envolvidas são, Rio Novo, Goianá, Piau, São João Nepomuceno, Bicas, Mar de Espanha, Rio Pomba, Tabuleiro, Guarani, Descoberto e Chiador, todos integrantes do Caminhos Verdes. O desenvolvimento do plano aconteceu em quatro etapas, com reuniões alternadas nas cidades de São João Nepomuceno e Rio Novo.

Os encontros contaram com a presença da diretoria, representantes dos municípios, iniciativa privada associada ao CTCVM e de um representante da Universidade Federal de Viçosa – UFV. De Rio Novo participaram, Jéssica Paiva, Rodrigo Augusto e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Xavier de Miranda.

Nas reuniões anteriores, o grupo passou por assuntos das seguintes etapas: Análise Estratégica Situacional (Diagnóstico), Planejamento Estratégico (Prognóstico), Implementação, Monitoria e Avaliação (Gestão), finalizando na última reunião, com Apresentação e Validação do Plano Estratégico.

Marcelo Prates, Turismólogo, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Consultor do SEBRAE de Juiz de Fora, acompanhou e orientou os participantes durante as etapas, e informou que os representantes têm trabalhado na atualização do Planejamento Estratégico, revendo os objetivos, metas e ações para o período de 2018 a 2022. Segundo ele, foram discutidas as linhas de ação a serem trabalhadas a partir deste ano, que inclui vários projetos, dentre eles, um roteiro para o Circuito Caminhos Verdes, até então nomeado como “Descaminhos de Minas”, que destaca rotas históricas da Zona da Mata, contemplando vários municípios do Circuito, visando aumentar o fluxo de visitantes para as cidades, além da melhoria de infraestrutura que incentivam os empreendimentos voltados ao apoio turístico.

Rio Novo é a sede oficial do Circuito desde 2002 e completa a região turística do Circuito, se destacando por suas inúmeras características como casarões construídos ao final do século 19, conjunto arquitetônico da praça central, fazendas centenárias, atividades voltadas ao meio rural, festas culturais, rede de serviços de hotéis e etc. A atual Gestora da instituição também é rionovense, Luciene Ribeiro Braga

Circuito Caminhos Verdes de Minas

O Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas é formado pelas cidades de Rio Novo, Chiador, Guarani , Rio Pomba , Tabuleiro, Goianá, Coronel Pacheco, São João Nepomuceno, Bicas , Mar de Espanha, Descoberto e Piau, tendo como missão fomentar o turismo em Minas Gerais, atuando em rede para o desenvolvimento socioeconômico, com o uso sustentável de ativos ambientais e culturais do Estado, funcionando como interlocutor e acessório para a implantação de programas estaduais e federais no âmbito dos municípios para desenvolvimento do turismo.

Representantes dos municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, finalizam em Rio Novo o Planejamento Estratégico Regional de Turismo.
Representantes dos municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, realizam na sede da instituição, localizada em Rio Novo, a conclusão do Planejamento Estratégico Regional de Turismo – 2018-2022.
Turismo – Planejamento Estratégico Regional de Turismo é concluído

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − cinco =

Rolar para o topo