VIGIÁGUA – Segunda coleta de amostras de 2018 é realizada.

Na última semana foi feita mais uma coleta de amostras para análise laboratorial do VIGIAGUA – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. Os pontos de coleta foram: “Mina” da Lacreme, “Mina” do Ormeu, Escola Municipal Cantinho Feliz, Escola Estadual Raulino Pacheco, Escola Estadual Olympio Araújo e Creche/Caic. Em breve será divulgado o resultado da análise.

O Vigiagua é um programa governamental que visa garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.

É muito importante que a população esteja atenta aos resultados dessa análise que indica se a água está própria ou não para o consumo. Caso algum ponto indique resultado insatisfatório para consumo, significa que é preciso tratar a água antes de consumi-la.

Na última análise que foi feita, alguns pontos apresentaram resultado insatisfatório, assim, a Secretaria Municipal de Saúde tratou de instalar nos locais placas de alerta sobre o consumo da água, porém em poucos dias algumas já haviam sido destruídas. Por isso, pedimos a colaboração da população em manter as placas em bom estado e em compartilhar os resultados das análises para que a comunidade tenha cuidado antes de consumir.

Muitas vezes a água aparenta estar limpa mas pode estar contaminada/impura e o consumo impróprio pode refletir em danos para a saúde, então é muito importante ter a consciência de que é preciso tomar algumas precauções antes de consumir. Conforme orientação do Ministério da Saúde, recomenda-se usar uma estratégia simples, que são os filtros de água, ou adicionar uma substância chamada hipoclorito de sódio, que é distribuída gratuitamente nas unidades de saúde e no setor de Epidemiologia da cidade.

Como tratar a água para consumi-la?
Basta pingar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água e esperar 30 minutos para poder consumir sem preocupação.

Placas instaladas para indicação de situação dos pontos de coleta de água. Depredação deste material prejudica a população que pode ficar desinformada sobre condição da água no local.UA
VIGIÁGUA – Segunda coleta de amostras de 2018 é realizada.