32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Rio Novo não realizará carnaval 2022

Rio Novo não realizará Carnaval 2022

Em reunião entre os representantes das escolas de samba, Associação de Blocos Carnavalescos e o Executivo Municipal de Rio Novo, nesta segunda-feira (29), ficou definido que não haverá carnaval no município em 2022. No encontro, que ocorreu na Prefeitura da cidade, os carnavalescos decidiram, por unanimidade, junto com o prefeito, Ormeu Rabello Filho, que o atual cenário da pandemia torna a realização da festividade um risco para a saúde dos rio-novenses. “Infelizmente, mediante a situação que o mundo passa hoje com a pandemia, junto com os presidentes das escolas de samba e blocos, chegamos à conclusão que seria incabível fazer o carnaval. Precisamos preservar vidas”, afirmou o prefeito.

O carnaval de Rio Novo é tradicional e famoso na região, atraindo centenas de turistas para a cidade, que costuma receber mais de 15 mil turistas por ano durante as festividades. São cerca de 15 blocos que saem às ruas e duas escolas de samba. A estrutura do evento é tradicionalmente montada na praça principal do município. Na reunião desta segunda-feira, os representantes do carnaval da cidade destacaram a falta de segurança sanitária, ainda mais com a notícia da propagação da variante ômicron, originária da África do Sul.

Eduardo Xavier de Miranda, presidente da Mocidade Independente de Rio Novo, definiu a decisão como “coerente”. “A maioria das pessoas consideram que não é o momento para fazer o carnaval. Não temos segurança para fazer o carnaval como sempre fizemos, e nem mesmo segurança nos trabalhos dentro dos barracões para preparar. Silvana Maria de Souza, presidente da escola de samba Unidos de Barrabás, comentou sobre o temor de piorar o cenário epidemiológico da cidade caso houvesse carnaval. “Pra gente colocas a esocla de samba na praça, para fazer um carnaval bonito, como sempre fizemos dependemos da população, dos turistas, e não tem como ser feito por conta do coronavírus. Seria um risco muito grande”, disse.

Márcia Otaviano Brasil é representante dos blocos de Rio Novo, famosos pela animação. Eles são os responsáveis por colocar milhares na rua. Ela também comentou sobre a decisão. “Como profissional da saúde, é excelente não ter. É um vírus invisível, não temos como saber onde ele estão. E os blocos são os que mais causam aglomeração, é quando as pessoas ficam mais próximas”, disse.

Festa em 2023

Ormeu Rabello Filho destacou o compromisso em fazer em 2023 um carnaval grandioso na cidade. As escolas de samba já irão começar os preparativos em janeiro de 2022. “Adianto que as duas escolas de samba e a presidente dos blocos estarão a partir de janeiro um trabalho para o carnaval de 2023, com mais tranquilidade, mais calma. Já vamos ter superado este mal que assolou o mundo e fazer uma festa para ficar na história de Rio Novo”, finalizou.

Em reunião entre Executivo, Presidentes das Escolas de Samba e Coordenação de Blocos, fica decidido que não haverá carnaval no município em 2022. Carnavalescos já falam em 2023.
Rio Novo não realizará carnaval 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =

Rolar para o topo