Dia do Músico – Escola Onofre Dias Ladeira e os futuros músicos

Aula de Música na Escola ONofre Dias Ladeira

Hoje é dia do Músico, 22 de novembro. Como dizem “música é feita por músicos: É dia de homenagear os artistas, que tem o dom de tocar instrumentos, compor melodias, harmonias e de fazer canções que nos levam a viver grandes emoções.

A prefeitura através de convênio com a Associação Música no Interior, oferece aos alunos da rede pública aulas de música nas escolas. Atualmente o responsável por ensinar é o professor, Luciano Nazar, músico apaixonado. Crianças do quarto ano das escolas Francisca e Onofre recebem as aulas nos respectivos colégios. De acordo com o professor, Rio Novo tem alunos que já participaram do projeto e hoje já cursam Faculdade de Música.

Flauta Doce é um dos instrumentos que os músicos mirins estão aprendendo. Os que se destacam e demonstram interesse, passam a integrar uma Orquestra de Música. Esta é composta por alunos de 3 cidades, da região. Rio Novo é o município com maior número de integrantes do grupo.

Todo projeto é Coordenado pelo Maestro João Paulo. De acordo com Nazar haverá ainda este ano uma apresentação pública da Orquestra de Música em Rio Novo.

Alunos da Escola Dr. Onofre Dias Ladeira participantes de aula de músicaAlunos da Escola Dr. Onofre Dias Ladeira participantes de aula de música

O poder da música

A música e os sons podem modificar o funcionamento do cérebro. A NASA descobriu e desenvolveu a técnica de sons binaurais. Comprovando que, com o seu uso, podem ser alterados os estados de depressão, ansiedade e estresse. Ainda podem ser regulados os hormônios de crescimento, o sono e os estados de meditação e concentração. Este processo consiste basicamente em aplicar estímulos auditivos diferentes em cada um dos ouvidos. Ao processar estes dois tons, o cérebro assimila a diferença entre eles e, num efeito de harmonização, entra na frequência desejada. Já os sons isocrônicos, que atingem os mesmos objetivos, não precisam ser ouvidos com o uso de fones.

A música contribui para a formação integral do indivíduo. Crianças que recebem formação musical desde o ensino fundamental obtêm melhores resultados na escola. Seja através do canto ou da prática com instrumentos.

O aprendizado da música também forma a consciência da diversidade e valorização da realidade da comunidade onde cada aluno vive, resgatando e preservando valores culturais. A vivência de cada aluno deve ser incorporada ao ensino musical, colaborando assim para a formação da identidade pessoal.

A música auxilia no desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, motricidade, raciocínio e integração social dos alunos. Também as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. A educação musical é uma fonte de enriquecimento pessoal, ajudando a desenvolver as potencialidades sensoriais, afetivas, físicas, sociais e espirituais de cada aluno. Música é vida e alegria e, nas palavras do educador Paulo Freire, “ensinar exige alegria e esperança”.

Confira no vídeo abaixo um pouco das aulas na Escola Onofre Dias Ladeira, em breve mostraremos a atuações dos alunos da escola Francisca.

Dia do Músico – Escola Onofre Dias Ladeira e os futuros músicos