Núcleo de apoio a família – NASF é implantado em Rio Novo

Na busca de ampliar os serviços de saúde para a população, foi implantado em Rio Novo o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Trata-se de um grupo multidisciplinar que complementa e aperfeiçoa as Equipes de Saúde da Família.

A composição de cada NASF é definida pelos gestores municipais, de acordo com as prioridades e necessidades de cada município, aqui em Rio Novo contamos com profissionais das áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, que trabalham de forma integrada, desenvolvendo atividades como grupos de caminhada para hipertensos e diabéticos, grupos que tratam de assuntos como alimentação saudável e depressão, além de prestarem atendimento especializado a pacientes acamados e domiciliados e também atendimento compartilhado.

O NASF de Rio Novo, além de cumprir seu papel de apoio às ESFs, vem trabalhando de forma intensa com a promoção, prevenção e educação permanente em saúde para as equipes e usuários, desenvolvendo ações, campanhas, palestras e atividades nas demandas gerais e específicas do município. Uma das primeiras ações que a equipe organizou para a comunidade foi o Bloco do Janeiro Branco, que aconteceu no mês passado, em parceria com as equipes do CAPS e PSFs, a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde mental. Além dessas, muitas outras atividades estão sendo preparadas por essa equipe que tem muitas idéias válidas para colocar em prática.

Perguntas Frequentes sobre NASF
Núcleo de apoio a família – NASF é implantado em Rio Novo