32 3274.1228          Praça Prefeito Ronaldo Dutra Broges, 01 Centro, Rio Novo-MG

Educação rionovense participa de capacitação regional na SEE/JF

Foi realizado no dia 30 de janeiro na Escola de Governo Municipal em Juiz de Fora a capacitação de representantes das Secretarias Municipais de Educação de 26 municípios da Regional SEE/Jf. Encontro é para a implementação da Base Nacional Comum Curricular- Currículo Referência de MG. A Secretária de Educação de Rio Novo, Luciana Borges, está entre os responsáveis pela capacitação, integrante da equipe regional da Undime e SEE/Jf.

Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre secretários e técnicos educacionais. Durante o evento, os participantes foram separados em quatro grupos, formados por representantes indicados pelos municípios. Ali, cada grupo trabalhou uma oficina temática, apresentada pela equipe de multiplicadores da Undime. Formada pela coordenadora regional da Undime – MG e secretária de Educação de Juiz de Fora, Denise Vieira Franco; pelas secretárias municipais de Coronel Pacheco, Delianni Alves Pereira, de São João Nepomuceno, Belkis Cavaleiro Furtado e de Rio Novo, Luciana Borges. Capacitados em evento realizado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte.

Os temas foram os seguintes:

Oficina 1 – “Estrutura do Currículo Referência de Minas Gerais”, visando o conhecimento do currículo do estado pelos presentes, compreendendo seu processo de elaboração, relação com a BNCC, estruturação e seu papel para tornar a escola lugar para a busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Oficina 2 – “Planejar é Preciso”, identificando as premissas de qualidade da formação continuada, refletindo sobre cada uma delas, elaborando o planejamento para o repasse e compartilhando.

Oficina 3 – “A Organização da Educação Infantil por Campos de Experiência”, entendendo a organização da Educação Infantil no Currículo Referência de Minas Gerais, alinhado à BNCC.

Oficina 4 – “Ensino por Competências e Habilidades”, propiciando a discussão, compreensão e aplicabilidade das habilidades e competências ao longo do Ensino Fundamental. Mostrando como as habilidades específicas dos componentes curriculares se inter-relacionam com as competências gerais da BNCC, da área de conhecimento das quais fazem e as do próprio componente; e refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino, através das competências e habilidades para a formação integral dos estudantes.

Após a capacitação, os representantes serão multiplicadores em seus respectivos municípios do conhecimento adquirido.

Profissionais da educação de Rio Novo participam da capacitação em JF.

 

* Com algumas informações da assessoria de comunicação da SE/JF

 

 

Educação rionovense participa de capacitação regional na SEE/JF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =

Rolar para o topo